Weby shortcut
Facebook da UFG
Twitter da UFG
Instagram da UFG
Youtube TV UFG
Ícone Flickr da Política de Comunicação
Rádio Universitária
TV UFG
4º Encontro Temático Política de Comunicação

Encontro debate dois lados da divulgação da universidade

A comunicação institucional e a visão da imprensa sobre a divulgação foram os destaques do quarto encontro da Política de Comunicação da UFG

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

Pensar nas melhores formas de tornar público o que a universidade produz foi o objetivo do quarto Encontro Temático da Política de Comunicação da UFG. Com o tema Divulgação das Atividades Institucionais, Científicas, Culturais e de Extensão, os convidados falaram sobre os dois lados das notícias relacionados com a universidade: a da comunicação institucional e da imprensa.

Para falar sobre a comunicação institucional foi convidada a professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Silvana Coleta. Ela começou explicitando os conceitos de comunicação pública, que tem o compromisso de informar para a construção da cidadania. "O interesse institucional não pode superar o interesse público", explicou a professora.

Silvana Coleta, que já atuou como coordenadora de Jornalismo da Assessoria de Comunicação (Ascom), explicou que a UFG tem o trabalho facilitado pela credibilidade da instituição, mas que ele deve ser reforçado continuamente: "Ninguém está livre de crises, são mais de 30 mil pessoas envolvidas diariamente na Universidade. Por isso precisamos sempre pensar no nosso atendimento, na proximidade com veículos e fontes e na proatividade da equipe".

4º encontro da Política de comunicação

Evento teve a participação de representantes de unidades e órgãos da UFG e dos veículos de comunicação da Universidade

Uma das dificuldades que ela coloca por parte da assessoria é fazer chegar de forma rápida o material para a divulgação, devido à dificuldade de sensibilização do público interno. "Falamos melhor com o público externo do que o interno da UFG", afirmou. Mas ela também acredita que isso tem mudado com a articulação da Política de Comunicação. Entre os pontos positivos citou que as redes sociais aproximaram o intercâmbio contínuo de informações entre comunidade universitária e veículos de comunicação da UFG e ressaltou a necessidade de reforçar o trabalho com as unidades, com relação à divulgação de nossos veículos de comunicação. "A Universidade tem conteúdo de qualidade, mas ainda temos que melhorar o relacionamento com o público externo e interno", explicou.

Palestrantes do 4º encontro da Política de comunicação   

Lourdes Malaquias (TV Anhanguera) e Silvana Coleta (FIC/UFG) falaram sobre a divulgação das atividades realizadas pela Universidade

No segundo momento do evento, a produtora do Núcleo de Rede da TV Anhanguera, Lourdes Malaquias, trouxe o lado do jornalista com relação à divulgação das informações da Universidade. "A UFG é uma fonte de alta credibilidade e também uma fonte de comprovação de ideias postas na sociedade. Muitas reportagens só ganham destaque devido à credibilidade das pesquisas realizadas pela UFG", afirmou. Ela falou um pouco da lógica de trabalho do jornalista e explicou sobre suas peculiaridades. Também ressaltou a qualidade dos releases produzidos e sugeriu que o contato também seja feito de forma direta com o jornalista por telefone. Para mostrar alguns frutos dessa parceria entre UFG e imprensa, ela mostrou três reportagens divulgadas em jornais nacionais sobre a UFG.

Todos os Encontros Temáticos da Política de Comunicação da UFG estão sendo transmitidos ao vivo pelo Comunica Estúdio - Estúdio de Rádio, Televisão e Fotografia da FIC/UFG.

Fonte : Ascom UFG

Categorias : política de comunicação Última hora

Listar Todas Voltar