Weby shortcut
Facebook da UFG
Twitter da UFG
Instagram da UFG
Youtube TV UFG
Ícone Flickr da Política de Comunicação
Rádio Universitária
TV UFG
Reunião com Agentes de Comunicação da UFG

Estudantes da FIC vão auxiliar agentes de comunicação da UFG

Iniciativa faz parte do laboratório da disciplina Assessoria e Consultoria em Comunicação do 5º período. 

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Natália Cruz

 

A Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (Secom UFG) deu mais um passo em direção à proposta da Política de Comunicação da Instituição - em fase de aprovação pelo Conselho Universitário (Consuni) - de estruturar uma rede de comunicadores nas unidades acadêmicas e órgãos administrativos.

No final de fevereiro foi realizada uma reunião com os agentes de comunicação de 12 das 28 unidades acadêmicas, da Regional Goiânia. Na ocasião, o professor da Faculdade de Comunicação e Informação (FIC), Raniê Solarevisky, que vai ministrar neste semestre a disciplina Assessoria e Consultoria em Comunicação, apresentou a proposta do curso que prevê a elaboração de planos de comunicação pelos estudantes. 

A ideia é que os cerca de 50 alunos da disciplina sejam distribuídos entre as unidades acadêmicas da UFG e possam auxiliar os agentes de comunicação com base nas aulas e na experiência acumulada com o curso até então (5º período). Em termos de avaliação, pensei na elaboração de um Plano de Comunicação para a unidade acadêmica, orientado pela Política de Comunicação”, comenta o docente que apresentou um cronograma com os prazos para a execução dos projetos. 

As fases da disciplina incluem relatório de diagnóstico com análise SWOT, sigla em inglês para forças, oportunidades, fraquezas e ameaças; e a elaboração e apresentação do plano de comunicação. O planejamento deverá conter propostas para o site, mural, eventos, redes sociais, atendimento ao público e divulgação científica, com o Projeto Visibilidade). Os estudantes serão orientados pelo professor Raniê.

A iniciativa foi bem recebida pelos agentes de comunicação, muitos não possuem formação em comunicação, que se propuseram atuar na atualização dos portais e comunicações nas unidades. 

Reunião com Agentes de Comunicação da UFG - Prof. Raniê okk

A secretária adjunta de Comunicação, Daiana Stasiak, reforça que os tópicos a serem trabalhados na disciplina estão em conformidade com os seis temas norteadores da política de comunicação da UFG: uso da marca oficial, sites, eventos, murais institucionais, redes sociais e divulgação científica.

Para o titular da Secom e professor da FIC, Magno Medeiros, a contribuição dos alunos está em conformidade com a Política de Comunicação da UFG no sentido de que poderão contribuir para dinamizar e potencializar a comunicação na Universidade e aprender na prática. “Estamos em um período no qual o cenário político está muito complicado. A UFG e as instituições públicas federais de ensino superior precisam se comunicar cada vez melhor com os seus públicos a fim de angariarmos o apoio da sociedade a tudo o que uma instituição pública representa”, pontua.

Reunião com Agentes de Comunicação da UFG - Prof. Raniê

Categorias: notícias