Objetivos, princípios e condições administrativas
Para que a política de comunicação possa cumprir com seus propósitos e contribuir na configuração de uma cultura de comunicação na UFG, destacam-se seus objetivos, princípios e condições administrativas:
Objetivos
A política de comunicação é fundamental para que a UFG possa:
● fortalecer sua identidade e imagem institucional;
● fortalecer a identidade da área de comunicação da Instituição;
● aprimorar os fluxos de comunicação interna e externa;
● promover o diálogo permanente com os públicos;
● promover a comunicação como responsabilidade e compromisso de toda a comunidade universitária;
● promover uma cultura de comunicação em toda a comunidade universitária;
● promover a articulação das áreas de formação em comunicação e informação da UFG (jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, biblioteconomia e gestão da informação) nas ações de comunicação interna e veículos de comunicação da Instituição.
Princípios
A comunicação da UFG, em seus produtos e serviços, terá como parâmetro de atuação os seguintes princípios:
● integração com o Estatuto, o Regimento e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e demais políticas institucionais da UFG;
● comprometimento com a promoção da cidadania e a inclusão;
● diálogo ético e profissional com os públicos internos e a sociedade;
● compromisso com a visibilidade da produção acadêmica, científica e cultural;
● zelo pela imagem institucional;
● responsabilidade de toda a comunidade universitária;
● respeito à diversidade;
● transparência.
Condições administrativas
Para que a política de comunicação possa cumprir com seu papel, é preciso que haja comprometimento dos profissionais da área, respaldo institucional e condições administrativas. Em síntese, as necessidades que se destacam são:
● criação de um centro de comunicação que coordene e integre as áreas de comunicação da UFG;
● valorização da comunicação como instrumento estratégico de gestão;
● existência de estrutura física e técnica adequada;
● recursos humanos qualificados na área da comunicação e afins;
● recursos financeiros;
● capacitação dos profissionais e agentes de comunicação;
● atuação integrada entre as áreas da comunicação e informação;
● planejamento estratégico das ações de comunicação da Universidade;
● conhecimento detalhado dos públicos de interesse;
● compromisso dos gestores com a área de comunicação;
● compromisso de atualização periódica do documento da política de comunicação.