Reunião com Agentes de Comunicação da UFG

Estudantes da FIC vão auxiliar agentes de comunicação da UFG

Iniciativa faz parte do laboratório da disciplina Assessoria e Consultoria em Comunicação do 5º período.

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Natália Cruz

A Secretaria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (Secom UFG) deu mais um passo em direção à proposta da Política de Comunicação da Instituição - em fase de aprovação pelo Conselho Universitário (Consuni) - de estruturar uma rede de comunicadores nas unidades acadêmicas e órgãos administrativos.

No final de fevereiro foi realizada uma reunião com os agentes de comunicação de 12 das 28 unidades acadêmicas, da Regional Goiânia. Na ocasião, o professor da Faculdade de Comunicação e Informação (FIC), Raniê Solarevisky, que vai ministrar neste semestre a disciplina Assessoria e Consultoria em Comunicação, apresentou a proposta do curso que prevê a elaboração de planos de comunicação pelos estudantes.

A ideia é que os cerca de 50 alunos da disciplina sejam distribuídos entre as unidades acadêmicas da UFG e possam auxiliar os agentes de comunicação com base nas aulas e na experiência acumulada com o curso até então (5º período). Em termos de avaliação, pensei na elaboração de um Plano de Comunicação para a unidade acadêmica, orientado pela Política de Comunicação”, comenta o docente que apresentou um cronograma com os prazos para a execução dos projetos.

As fases da disciplina incluem relatório de diagnóstico com análise SWOT, sigla em inglês para forças, oportunidades, fraquezas e ameaças; e a elaboração e apresentação do plano de comunicação. O planejamento deverá conter propostas para o site, mural, eventos, redes sociais, atendimento ao público e divulgação científica, com o Projeto Visibilidade). Os estudantes serão orientados pelo professor Raniê.

A iniciativa foi bem recebida pelos agentes de comunicação, muitos não possuem formação em comunicação, que se propuseram atuar na atualização dos portais e comunicações nas unidades.

Reunião com Agentes de Comunicação da UFG - Prof. Raniê okk

A secretária adjunta de Comunicação, Daiana Stasiak, reforça que os tópicos a serem trabalhados na disciplina estão em conformidade com os seis temas norteadores da política de comunicação da UFG: uso da marca oficial, sites, eventos, murais institucionais, redes sociais e divulgação científica.

Para o titular da Secom e professor da FIC, Magno Medeiros, a contribuição dos alunos está em conformidade com a Política de Comunicação da UFG no sentido de que poderão contribuir para dinamizar e potencializar a comunicação na Universidade e aprender na prática. “Estamos em um período no qual o cenário político está muito complicado. A UFG e as instituições públicas federais de ensino superior precisam se comunicar cada vez melhor com os seus públicos a fim de angariarmos o apoio da sociedade a tudo o que uma instituição pública representa”, pontua.

Reunião com Agentes de Comunicação da UFG - Prof. Raniê

Categorias: notícias